Café com Fotos... A derradeira compilação dos meus maiores vícios. Obviamente o título deste blog não denota um sentido literal. Um bom cafezinho sempre fica mais gostoso acompanhado de um pão quentinho, como não sou bom Padeiro, prefiro mesmo é degustá-los, assim não correrei o risco de “queimar a rosca”.

Desta forma, como se costuma dizer que os olhos são “as janelas da alma”... Então, conto com vocês, amigos e possíveis leitores, para que juntos alimentemos nossos espíritos com reflexão e arte.

sábado, 26 de abril de 2008

Retornando e falando da vida








Quando escolhi a carreira de Fotógrafo, ouvi muitos comentários do tipo “fotografia? Mas isso não é um hobby”? Na concepção de um tio meu, ir à França cursar uma faculdade de Fotografia, seria jogar dinheiro fora, porém, irônico foi o fato de que a pessoa que mais me incentivou nesse sentido foi justamente a sua esposa.

No final das contas acabei desistindo deste sonho, mas não por me deixar influenciar. Acredito que deva ser uma oportunidade muito rica para alguém que ama a Fotografia, estudar numa faculdade da França, um dos principais berços da arte no mundo. Contudo, naquele momento da minha vida a escolha mais certa para meu coração foi ficar na minha terra.

Uma pessoa muito introspectiva, essa sou eu, e por estar sempre ouvindo o que os outros pensam, acabo por passar muito tempo refletindo, até mesmo nas horas que eu deveria estar justamente dando um tempo à reflexão.

Sempre gostei muito de desenhos animados, e não é por ser adulto que a coisa é diferente. Outra característica minha, é ter mania de colecionador, portanto, nessa salada que é a mente humana, tudo se mistura e a vida acontece.

Nas minhas manhãs chatas de sábado e com falta de grana para pagar por emissoras de televisão a cabo, passei a ver os desenhos da programação da Globo, e casando o tédio com a minha mania de colecionar, passai a observar que volta em meia, e cada uma das animações podemos encontrar fotos, câmeras e “fotógrafos”, então comecei a refletir que mesmo a sociedade ainda encarando a Fotografia como um hobby, ela está sempre presente, e isso está bem refletido nas nossas vidas.

Hobby ou não, não pretendo entrar no mérito da questão. A Fotografia já faz parte das nossas vidas, nosso cotidiano, principalmente nesse momento “audiovisual” em que vivemos. Nos desenhos, na moda, na publicidade, nos jogos de futebol, Orkut, Flickr, no celular das madames e na câmera digital Sony DSC-W55 rosa das garotinhas de 12 anos. O fato é que profissionalmente ou não, todos estão produzindo imagens, até gatos, esquilos e demais animais de estimação do mundo “internético”, vide todas as imagens que encontramos por aí “googoleando”.



Até o presidente Lula e o Fidel castro se aventuram pelo campo da fotografia!



Divulgação.


Q
uem não tem uma câmera digital hoje? Mesmo que seja no celular, e quem não possui aquela câmera analógica antigona guardada numa gaveta, que era do avô e não se sabe como funciona ou pra que serve? (Nesses casos eu estou aceitando doações para minha coleção pessoal de câmeras antigas. RSS)

Enfim, a Fotografia faz parte das nossas vidas e eu não consigo imaginar o ser humano sem ter o poder de eternizar suas imagens. Com fins comerciais ou não, ela está em todo lugar, mais e mais inserida no nosso cotidiano.





9 comentários:

Anônimo disse...

Jotaaaaa!!!
É isso ae, quando eu aprender de fato ¬¬AUhaauh Tbm terei fotografia como profissão!!

bjaoooooooooooooooooooooo

Anônimo disse...

Jefferson Chaves,
Um Rapaz Calado a primeira vista , mais uma explosão de idéias!
Não sou muita adepta de Blog, mas acho uma boa iniciativa para mostrar idéias e talentos!!
Gostei muito do que li, vi...
E como diria o meu amigo José Saramago vivemos em um Ensaio da Cegueira, desta forma, notamos que as imagens são coisas cada vez mais corrompidas, e que tentar entendê-las são coisas bem complexas e empolgantes, porque são elas que nós dão rumo e o sentido da vida!!
Assim continue fotografando e escrevendo quem sabe os seus gritos em silêncios possam mudar uma realidade!!!
:D Bjs

Anônimo disse...

Oi aqui é a Bárbara, ou Bah, se tu preferir... xP~

Adorei teu blog *-*
Tava lendo o seu texto e é tão chato quando as pessoas meio que ´recriminam´ nossos sonhos, eu canso de sentir isso sab?! Quero ser jornalista e todo mundo quer que eu curse direito e mesmo eu já cursando jornalismo ainda ficam me aperriando o juízo.

Enfim, acho que fotografia não é hobby, principalmente no seu caso x).

Enfim adorei o título também \o/ hauahauaha muito criativo

;****

cla disse...

Obrigado pela visita em meu blog e pelo link. Como fotógrafo amador é uma honra uma visita de uma fotógrafo profissional. Cláudio Lemos. By Cla foto.

Mari ☮ disse...

Fotografia é beeeem complexo, mas eu adoro. Gosto mais de ver, pq não sei tirar... sempre quis. Tá lá a minha Canon com umas lentes que eu nem sei usar direito... fui querer me meter a coprar uma camera melhorzinha, e num sei usar =P hauhauhauha

Aliás, como você me achou aqui?!!

;)

Anônimo disse...

hoho, eu sou madame e tenho um celular com câmera. _o/

E bah, a profissão mais legal é justamente aquela que não te dá trabalho. Aquela que você aproveita como aproveitaria um hobby. =)

=*

AnaLívia. disse...

As fotos vão perdendo valor quando você vê aquelas crianças no espelho da Renner tirando fotos mostrando sua sony W55. Você escolheu a profissão certa Jeff, pq você ganha fazendo o que gosta...e que todo mundo trata como hobby.

Unknown disse...

Concordo com o que a Índia falou J Chaves.
Uma coisa a mais...
Como o GRAAANDE Wilton falou, existe uma grande diferença na fotografia, você pode tirar uma foto, e fazer uma, que é seu caso. Você se garante no que faz. Grande abraço do Spider. =D

Anônimo disse...

caramba, nunca tinha reparado nisso dos desenhos. pura verdade.

esse curso na frança teria sido uma boa. maaas se você tivesse ido, eu não teria te conhecido. ._. então fico feliz que você tenha ficado. :D

gosto taaanto de ti. :***